O simbolismo da Escada de Jacó, através da qual os
anjos sobem e descem, pode ser dividido em duas etapas: A descida do espírito
ao plano da matéria, para sua manifestação no plano fenomênico, e a posterior
elevação do ser humano ao plano espiritual, através do processo evolutivo.
As Tradições Religiosas podem ser situadas como
degraus da Escalada Evolutiva, que se interpenetram e se complementam, ao mesmo
tempo em que cada uma reverencia a Deus, segundo suas crenças. Podem ser
divididas em Religiões e Doutrinas. As Religiões quando relacionadas às
quatro funções psíquicas do ser humano (razão, emoção, sensação e intuição),
estão situadas no quadrante entre a intuição e a emoção, traduzindo-se pela
expressão emocional do que é intuído. Estão voltadas para o aprimoramento da
personalidade humana e para o atendimento de populações em massa, tendo um
caráter exotérico (aberto). São elas: Catolicismo, Candomblé, Umbanda e
Protestantismo. As Doutrinas, também segundo a Teoria Junguiana estão situadas
no quadrante entre a intuição e a razão, traduzindo-se pela compreensão
racional do que é intuído. Estão voltadas para o aprimoramento da
individualidade humana e para o processo iniciático de pequenos grupos, tendo
um caráter esotérico (fechado). Abordamos, aqui, dentro de uma visão
transreligiosa, as principais Tradições encontradas no Brasil:
27.1.
CATOLICISMO: É uma Tradição Religiosa Personativa, originada pelo
sincretismo entre o Cristianismo primitivo, implantado pelo Apóstolo Pedro e o
Paganismo Romano, que busca reverenciar a Deus, no estado de consciência
material. Utiliza ícones de representação da fé (imagens, crucifixos, etc.) e
todos os símbolos necessários para que aqueles que estão no primeiro estado de
consciência possam neles depositar e exercitar a sua espiritualidade. Por terem
a percepção objetiva voltada para o mundo material, estas pessoas necessitam de
representações concretas da fé, sobre as quais irão projetar suas energias espirituais,
de onde elas serão elevadas aos Planos Superiores de ajuda. Está associada à
manutenção do corpo físico, necessário à existência no plano terreno. A
Tradição Católica traduz para o pensamento concreto os ensinamentos
espirituais, ajudando também os fiéis em suas necessidades materiais, tais como as pastorais de evangelização, assentamento de terras, cestas de alimentos, e
todos os projetos de atendimento das necessidades básicas de seus fiéis.
27.2.
CANDOMBLÉ: É também uma Tradição Religiosa Personativa, trazida
para o Brasil, pelos escravos africanos que aqui aportaram, na época da
colonização portuguesa. O Termo can-dom-ble tem o sentido de “dançar batendo
com os pés”. É uma Tradição Religiosa, de origem africana, que busca
reverenciar a Deus, no estado de consciência sexual, através do culto às forças
da Natureza (elementais da terra, água, fogo e ar). Está associada ao nível da
sinestesia e do prazer das sensações físicas expressas pela dança. Reflete a
consciência de que o ser humano também faz parte dessa mesma Natureza, e a ela
deve se integrar, ao invés de degradá-la, como vem fazendo. Por sua
inconsciência em relação à existência dos seres do Reino Elemental, o ser
humano desconhece que,no plano espiritual, os elementais são os construtores das formas de manifestação do mundo da
matéria, inclusive o próprio corpo humano. Trabalha com as energias do primeiro
e do segundo estados de consciência.
27.3.
UMBANDA: É uma Tradição Religiosa Personativa, fundada por Francisco
Rivas Neto, em Niterói, na década de trinta, como movimento dissidente em
relação ao Espiritismo. O termo Aum-Ban-Dan tem o sentido de conhecimento das
Leis Divinas, com ensinamentos provindos da antiga Atlântida, e tem a proposta
de acolher a todos os tipos de manifestação espiritual. Está situada no
terceiro estado de consciência (o estado das relações de poder), nível em que
seres humanos desenvolvem as virtudes da disciplina, pela obediência às
Entidades Espirituais. Trabalha com as energias do primeiro, segundo, terceiro
estados de consciência, procurando acolher e auxiliar principalmente os seres
espirituais que se encontram distanciados de seus caminhos evolutivos, para que
a eles possam retornar.
27.4.
PROTESTANTISMO (Evangélica): É uma Tradição Religiosa Personativa,
originada pelo movimento dissidente do Catolicismo, liderado pelo monge
católico Martinho Lutero, na Alemanha, a partir da publicação de teses, nas
quais protestava contra os procedimentos da igreja católica da Idade Média.
Desse movimento, que também se expandiu pela França, sob o comando do teólogo francês João Calvino, surgiram ramificações que se multiplicaram em diferentes
denominações evangélicas, hoje amplamente difundidas no Brasil. Estas Tradições
trabalham no quarto estado de consciência, o afetivo, através do acolhimento
fraterno de todos os irmãos que aceitam e obedecem aos ensinamentos de Jesus, o
Cristo que manifestou o Espírito Santo, na Terra. Neste quarto estado de
consciência está situado o sentimento de fraternidade em relação a todas as
formas de manifestação de vida. Dentro de uma visão transreligiosa, é o ponto
de encontro entre as Religiões situadas nos três primeiros estados de
consciência (material, sexual e poder) e as Doutrinas situadas nos três últimos
estados de consciência (psíquico, intuitivo e espiritual). Também trabalha com
as energias do primeiro, segundo, terceiro e quarto estado de consciência.
27.5.
ESPIRITISMO: É uma Doutrina que busca a compreensão racional das
Verdades Divinas, levando as Individualidades humanas a reverenciarem a Deus
através da compreensão das Leis Evolutivas. Foi codificada pelo Filósofo
Francês Leon Hypólite Denizar Rivail (Allan Kardec), a partir de entrevistas
realizadas com os Seres do Plano Espiritual, através de duas sensitivas
adolescentes. Na França, em função da predominância do pensamento racional, seu
trabalho foi perseguido e combatido, vindo a se expandir em terras brasileiras,
consideradas por eles, como coração do mundo e pátria do evangelho. Além de
buscar o conhecimento através do contato com o mundo espiritual, propõe-se a
tarefa de evangelização, pela compreensão das Leis Espirituais que regem a vida
humana no mundo material, em especial, lei do Livre Arbítrio e Lei de Causa e
Efeito, conscientizando seus fiéis sobre o retorno a si mesmo, do bem e do mal
que tenham feito aos seus semelhantes.
27.6.
BUDISMO: É uma Doutrina que busca a iluminação da
Individualidade do Ser, através do auto-conhecimento, propondo o mergulho do
indivíduo dentro de si mesmo, para o alcance das verdades espirituais. Foi
fundada por Gautama Sidarta, príncipe indiano, que abandonou o seu reino, para
sair pelo mundo, em busca da iluminação do seu Ser. Propõe a compreensão das
quatro verdades e do caminho óctuplo, para a evolução do ser humano. Está
situada no sexto estado de consciência, o intuitivo, através do qual a Essência
Espiritual do Ser se comunica com o nível psíquico, promovendo insights
orientadores da vida do discípulo.
27.7. TEOSOFIA:
É uma Doutrina
voltada para a Individualidade do Ser Humano que foi desenvolvida por Helena P.
Blavatsky, na década de trinta, na Rússia, tendo como proposta a integração dos
conhecimentos espirituais do Oriente e do Ocidente, num só conjunto teórico.
Está situada no sétimo estado de consciência e traz informações sobre a
Hierarquia Planetária, Os Mestres Ascencionados, os Raios Planetários e
Cósmicos, e sobre o comando das Sagradas Energias. Propõe que cada Ser Humano, após o trabalho de auto-conhecimento, e consciente do sentido espiritual
de sua existência, submeta a sua personalidade atual, e as personalidades
anteriores ao comando da sua Individualidade, para que seja alcançada a
condição de Mestria, através da orientação do desejo para a própria evolução,
colocando-se a serviço do Plano Divino, até que este esteja manifestado na
Terra. Ensina como transmutar as memórias transpessoais negativas pelo uso das
Chamas Sagradas dos Atributos Divinos: Vontade, Sabedoria, Amor, Paz,
Equilíbrio, Fé e Misericórdia, para que o Ser Humano possa sair do ciclo
repetitivo da Roda de Samsara (a repetição das existências terrenas), e
alcançar sua Ascensão, como fizeram todos os Mestres, em todas as Tradições Sapientais
da Humanidade.
Exatamente como ocorre
com uma escada, em que cada degrau é necessário a sua sustentação, tornando-a
instável se qualquer deles for retirado, também as diferentes Tradições
Religiosas têm função complementar umas às outras, contribuindo com seus
ensinamentos, para que possamos alcançar o topo de nossa escalada evolutiva.
Além disso, algumas
vezes encontramos pessoas que apresentam fenômenos de diferentes Tradições
Religiosas, e que se sentem confusas quando, dentro de uma determinada
tradição, lhes é informado que, ali, aquele tipo de manifestação não é
permitido, numa flagrante expressão de sectarismo religioso.
Parece-nos que Deus, em sua Sabedoria e
Magnitude, entregou pequenos pedaços de sua Grande Verdade, a cada ser humano,
para que nenhum deles pudesse se colocar na posição de dono da verdade
absoluta. Nenhuma Tradição Religiosa pode, como criação humana que é, apreender a
Totalidade que é Deus. Somente nossa imaturidade evolutiva, colocando-nos como
o centro em torno do qual tudo gira nos permite criarmos a fantasia de
separatividade, cegueira conceitual que nos impede de percebermos a unidade que
permeia todas as manifestações do Universo. Se realmente quisermos alcançar o
topo de nossa escalada evolutiva, precisamos entender, acima de tudo, que a
Verdade Divina é uma coroa grande demais para as nossas pequenas cabeças
humanas, concluindo que, se tivermos humildade suficiente para ouvirmos as
verdades alheias, estaremos completando dados do quebra-cabeças da Criação
Divina, cuja visão completa nos permitirá darmos o grande salto quântico, em
direção ao estado de consciência de Unidade com Deus.
Sueli Meirelles
Pesquisadora de Fenômenos Psicoespirituais
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