terça-feira, 30 de setembro de 2014

INDIVIDUALIDADE E PERSONALIDADE - Capítulo 9 da Apostila do Carrossel de Luz


       A base do processo evolutivo é a vontade, o desejo de progresso, que tem como conseqüência a regeneração, o que equivale a dizer-se (conhece-te a ti mesmo – Sócrates), para poderes conhecer o mundo físico e exterior.
       Dentro de um enfoque holístico (total) do ser humano, podemos considerá-lo como sendo constituído pelos seguintes aspectos ou níveis de funcionamento:

 .1. INDIVIDUALIDADE

   É a essência do Ser Humano; a parte imperecível, a Mônada Divina e eterna manifestada na forma de energia tríplice (Força-Amor-Sabedoria) e que se subdivide em tres partes:

1.1. NÍVEL ESPIRITUAL – É o espírito do homem, a parte mais abstrata da natureza humana; a realidade única que se manifesta em todos os planos e de cuja essência todos os nossos princípios são aspectos. É a parte mais sutil da Individualidade e expressa a vontade de progredir na escalada ascencional da espiritualidade.
               Representa a completa emancipação e libertação do Ser Humano que busque transmutar as forças inferiores em forças superiores e estas, em forças divinas, possibilitando a completa identificação com a Mente Superior.

1.2.       NÍVEL INTUITIVO  – É o intelecto iluminado, a intuição, o discernimento. É a alma ou mente universal que interliga todos os seres num único campo eletromagnético (inconsciente coletivo ou rede de intercomunicação eletromagnética), através do qual todas as mentes tornam-se acessíveis umas às outras. É o sexto princípio do homem, a intuição, considerado o veículo de expressão do espírito. É o canal através do qual se entra em contato com o acervo de conhecimentos adquiridos através das sucessivas existências. Constitui uma das três partes da individualidade humana, contendo as potencialidades acumuladas ao longo dos tempos. É também através dele que o homem promove insights - pela apreensão da totalidade de aspectos dos mesmos - e se coloca em contato com o próprio eu superior e com os seres de diferentes níveis espirituais, através de visualizações, intuições, premonições etc, perceptíveis quando a pessoa se encontra em estado alterado de consciência.

1.3.       NÍVEL MENTAL SUPERIOR OU CORPO CAUSAL: É o nível mental dos ideais; é a faculdade pensante que faz do homem um ser inteligente; é o que o distingue do animal. É o princípio individualizante, que permite ao homem saber que existe, sente e conhece. É o registro total (corpo causal) dos efeitos da manifestação fenomêmica de todos os seres e coisas, independentemente do seu aspecto no mundo da forma. É o veículo, centro da consciência, que, do ponto de vista do plano físico é permanente, pois perdura durante o ciclo de existências, sendo a causa das experiências futuras e servindo de meio de comunicação entre nossa consciência e o mundo dos divinos arquétipos (modelos). A diferença entre o mental inferior e o mental superior é que esse último não morre com o término da existência física, mas subsiste durante a evolução da Mônada. Nenhuma utilidade teria as sucessivas existências terrenas para o ser, se ele não possuísse o corpo causal como meio de condensação de resultados. É chamado corpo causal porque reúne dentro de si a essência de todas as experiências que, atuando como causas, modelam as existências seguintes.

1.4.       PERSONALIDADE: É a parte do Ser que se desenvolve, em cada existência, a partir da interação da INDIVIDUALIDADE com os estímulos oferecidos pelo meio ambiente. Quando a existência termina, todo o arquivo das experiências vividas é transferido para o nível mental superior, tornando-se um arquivo permanente. Este mecanismo torna possível o acesso às vivências passadas, através das experiências de regressão de memória.

1.5.       NÍVEL MENTAL INFERIOR, CORPO MENTAL OU NÍVEL DE PENSAMENTO OBJETIVO – É o nível de pensamento prático e objetivo do ser humano, utilizado em sua relação com o mundo da matéria, nos seus aspectos mais concretos e imediatos. Permite a organização e o planejamento da vida diária. É o princípio pensante, veículo da consciência, que guarda relação com o grau de evolução e experiência que a Individualidade tenha alcançado durante suas existências anteriores. É formado de matéria do mundo mental e por meio dele a Mônada pode comunicar-se, adquirir conhecimento do universo físico e exercitar o raciocínio. Seu trabalho específico é a produção do pensamento.

1.6.        NÍVEL EMOCIONAL OU CORPO ASTRAL OU CORPO DE EMOÇÕES -  É o nível de funcionamento onde se registram as emoções vivenciadas ao longo do tempo. É o nível sobre o qual recai, predominantemente, a atuação transformadora do autoconhecimento. Representa o AMOR, a energia que circula pelos demais níveis de funcionamento, colocando-os em estado de ativação. É o veículo invisível à percepção física que interpenetra e circunda o corpo físico e que nos proporciona as experiências relacionadas com os desejos e emoções. O conjunto de matéria sutil de diferentes densidades que o compõe está organizado de conformidade com a composição do plano astral (astral significa estelar e refere-se à aparência luminosa deste veículo).

1.7.        NÍVEL CINESTÉSICO OU CORPO ETÉRICO OU CORPO DE SENSAÇÕES – É o nível de registro de todas as sensações experimentadas que costumam acompanhar os registros emocionais. São comuns as sensações de dor, frio, calor, pressão etc. Sua principal função é transformar as energias solares em princípios vitais assimiláveis pelo corpo físico. As sobras de tais energias excedem o limite do corpo físico, formando um campo energético ao redor do corpo físico, que pode ser observado pelos clarividentes em avaliações de condições de saúde.

1.8.       NÍVEL FÍSICO OU CORPO FÍSICO – É o nível de funcionamento mais denso, representado pela concentração de energia que compõe o corpo físico manifestado na terceira dimensão. É o veículo físico humano (mineral, vegetal e animal) formado por matéria da região química densa. É o mais perfeito e precioso de todos os veículos humanos, porque embora seja o mais inferior, é o mais completo e sem ele, os outros nos seriam de pouca utilidade, uma vez que somente ele é capaz de nos permitir fazer frente às condições do mundo físico, no qual vivemos nossas experiências de aprendizagem evolutiva.

Site: www.suelimeirelles.com


Email: suelimeirelles@gmail.com


[1] Texto de autoria de Sueli Meirelles