quinta-feira, 23 de março de 2017

OS SETE RAIOS PLANETÁRIOS - Capítulo 26 da Apostila do Carrossel de Luz

                   A chamada Roda Cósmica corresponde a um ciclo evolutivo completo, realizado pela humanidade. Este ciclo maior é dividido em sete períodos de dois mil anos, durante os quais vibra um determinado raio cósmico, manifestado pela freqüência vibratória de uma cor. Cada um deles é presidido por um Diretor, um Ser altamente evoluído, que já alcançou a qualidade de Mestre, com iniciação superior à quinta. Juntamente com os Mestres ou Diretores de cada raio estão  seus complementos divinos, anjos, arcanjos e elohins, compondo uma hierarquia.
                   Durante os últimos dois mil anos, até 1954, predominou a freqüência do 6º raio cósmico, o chamado raio da Dispensação Crística, manifestada pelo Mestre Jesus. Dentro da condição evolutiva da humanidade, nesta época predominavam o sectarismo, o nacionalismo, a divisão grupal pela personalidade, os sacrifícios individuais, o espírito individualista, facilitando a reunião de grupos em torno de um líder. Foi o período evolutivo em que surgiram as grandes religiões do Planeta, com a manifestação do misticismo exacerbado e o reconhecimento do Cristo Histórico, ou seja: A compreensão de que o Cristo se manifestou como Salvador da Humanidade, dando início à era Cristã.
                   À partir de 1954, entrou em vibração a freqüência do 7º raio, facilitando os movimentos de síntese, de fusão, de reunião dos grupos. Neste novo tempo predomina o sacrifício grupal, o espírito de grupo, com fins específicos de atuação. Inicia-se o movimento de síntese religiosa mundial, tendo como objetivo único a manifestação do Plano de Divino sobre a Terra, através das múltiplas formas de adoração ao Deus Único. É tempo de aprendizagem de uso da energia mental e emocional voltadas para o bem, do reconhecimento do Cristo Interno, vibrando em cada Ser Humano, em comunhão com o Cristo Cósmico, já presente entre nós.
       O simbolismo dos Raios está presente no texto Bíblico, através do Arco-Íris que representa o acordo entre o céu e a terra; entre Deus e os homens. O conhecimento e uso das energias sagradas dos Sete Raios de Deus facilitarão ao Ser Humano a sua reintegração ao Plano Divino. Cada Ser em evolução deverá fazer suas aprendizagens evolutivas em cada um dos raios, até que tenha desenvolvido todos os Atributos Divinos necessários para alcançar a Maestria sobre as suas próprias energias e sobre as energias do mundo manifesto.

1º Raio (Azul) – É o raio do Poder, Força, Vontade Divina, Fé, ordem Divina. Música: Pompa e Circunstância (Elgar). Manifesta o 1º aspecto da Trindade (o Pai). O seu Diretor é o Mestre El Morya. Neste raio colabora o Arcanjo Miguel, defensor da Fé, protetor e libertador do mal. As pessoas que pertencem a este raio estão, geralmente, na chefia e possuem ilimitadas forças de poder e capacidade de executar alguma coisa. Este raio é a força motriz, o momentum e o orientador de novas idéias. Todos os que trabalham no 1º raio são chamados de pioneiros e propagadores de novas idéias. Estas inovações, em princípio, são sempre renegadas pelas massas humanas.

2º Raio (Dourado) – É o raio da Sabedoria, Iluminação, Intuição. Música: Estrela Vespertina (Wagner). Revela o 2º aspecto da Trindade (o filho). O seu Diretor é o Mestre Confúcio. O Arcanjo Jofiel, da iluminação e da instrução divina, atua neste raio. Este raio está relacionado aos professores, ás atividades de  ensino em geral e às pessoas de coração compreensivo.
       Os que servem no 2º Raio procuram compreender melhor todas as nações e raças. Só quando na mente externa da humanidade, o coração compreensivo falar, realizar-se-á a verdadeira fraternidade universal. É o caminho da Sabedoria, da escuta e da paciência.
      
3º Raio (Rosa) – É o raio da Manifestação inteligente e ativa do Amor Divino, a beleza da fraternidade e a força magnética do Amor Incondicional que a tudo une. A atividade que liga a Idéia Divina e a traz à forma física. Manifesta o 3º aspecto da Trindade (o Espírito Santo). Música: Marselhaise. Tem como Chohan a Mestra Rowena. O Arcanjo Samuel (da Adoração, do Amor Divino, da Consolação, da Gratidão e multiplicação de todos os bens) atua neste raio.
       As pessoas que a ele pertencem amam a beleza em todas as suas formas de expressão e são amáveis e compassivas. Expressam delicadeza e diplomacia no contato com os seus semelhantes. Estes três primeiros raios compõem a Chama Trina (Força, Amor e Sabedoria) que habita o coração de cada Ser Humano.
      
4º Raio (Branco) – É o raio da Harmonia através do conflito (através do convívio com o diferente, com as polaridades), da Beleza e Arte. Representa também a Pureza, a Ressurreição e a Ascenção. Música: Sonho de Amor (Liszt). Tem como Diretor o Mestre Seraphis Bey. A este raio presta elevados serviços o Arcanjo Gabriel (da Anunciação, da Ascensão, da Ressurreição, da União, da manutenção do imaculado e perfeito Plano Divino).
       As pessoas que pertencem a este raio são geralmente dotadas de talento artístico, com tendências para a música, danças clássicas, teatro de óperas, pintura, escultura e arquitetura. Tais pessoas são quase sempre abençoadas com o poder espiritual e cheias de ânimo, além de possuírem o Dom da Vidência.

5º Raio (Verde) – É o raio da Ciência (Conhecimento Concreto), da Verdade, da Cura, da Harmonia e do equilíbrio. Música: Coro dos Peregrinos (de Tanhauser (Wagner). O Mestre Hilarion (Apóstolo Paulo) é seu Diretor. Ele protege os seres que não acreditam na vida espiritual. Ajuda aos materialistas, agnósticos e cépticos, oferecendo-lhes uma exata compreensão da verdade maior. Todo grande Avatar, todo Messias ou professor das diversas religiões, pertence a este raio. O Arcanjo Rafael, da Dedicação e da Cura, também atua neste raio.

6º Raio (Vermelho Rubi) – É o raio da Fé, Devoção ao Serviço ou Idealismo. Música: Concerto para Piano (Grieg). Tem como Diretor o Mestre João, o Evangelista. O Arcanjo Uriel (Mensageiro da Paz) colabora neste raio. O 6º Raio representa a atividade da devoção abnegada, da humilde cooperação, do serviço de cura e de paz. As irradiações do puro amor divino envolvem os sentimentos e penetram no espírito, dissolvendo quaisquer amarguras etéricas e emprestando energia à toda a estrutura do corpo físico.
       Freqüentemente os que pertencem a este raio são sacerdotes, assim como as pessoas que desejam ardentemente servir à humanidade.

7º Raio (Violeta) – É o raio da Misericórdia, Transformação, Perdão, Purificação, Liberdade e magnetização. É o raio da ordem cerimonial, do conhecimento da manipulação das energias, do Ritmo e da Liberdade. Música: Valsa do Imperador (Straus). O seu Diretor, pelos próximos dois mil anos, é o Mestre Saint-Germain. Neste raio colabora o Arcanjo Zadiquiel.
       A Chama Violeta  ou Chama da Misericórdia Divina é o instrumento que transforma todo erro e forças imperfeitas em perfeição. Quando a humanidade usar este instrumento com acerto e ritmicamente, a Terra tornar-se-á harmonizada.
       No interior da Chama Trina em nossos corações reside o poder de atrair a Luz Magnetizada que está ao nosso dispor, através da qualificação de nossos pensamentos, sentimentos, comportamentos e também, através do poder da palavra falada. O poder de transmutação do 7º Raio encontra-se latente na consciência humana e pode ser trazido à mente externa, através dos apelos, para a elevação da vida em todo o Planeta Terra.
       Vivemos, atualmente um período de transformação de padrões mentais e emocionais da vida pessoal, grupal e planetária. Neste período de transição viveremos dias estranhos, nos quais elevado número de pessoas cairá em miséria e provações. Todas elas irão necessitar, urgentemente, de nossos apelos junto à Poderosa Força Transmutadora da Chama da Misericórdia.
       As pessoas que pertencem a este raio possuem muitas aptidões e em todos os aspectos, grande amor pela liberdade. É tarefa dos servidores do 7º raio, instruir a humanidade sobre como conseguir, por meio da Chama Violeta da Libertação, transmutar os seus erros e ingressar num viver regenerado, puro e pleno de felicidade.

Site: www.suelimeirelles.psc.br




[1] Texto de autoria de Sueli Meirelles, complementado pelos ensinamentos contidos no livro Calendário do Eu Sou, de Marisa Varela.