quarta-feira, 1 de abril de 2015

INTOLERÂNCIA RELIGIOSA - Artigo



Como o próprio termo define, tolerar significa aturar o que se detesta. Assim sendo, a intolerância é a rejeição explícita, em relação ao que se condena e deseja combater. Mas, para que possamos compreender a intolerância religiosa em sua profundidade, precisamos compreender, primeiramente, a neurose, a psicose e a atuação dos mecanismos defensivos do ego e, no caso das relações inter-religiosas, especificamente, os mecanismos de repressão e projeção.
                Podemos definir neurose como a distorção da percepção da realidade, gerada por cargas emocionais negativas. A psicose, por sua vez, pode ser definida como a negação da realidade, o que se caracteriza como severo comprometimento da sanidade mental, dando origem ao fanatismo religioso, que tantos males já causou à humanidade, através dos tempos.
                Em relação aos mecanismos de defesa, a repressão faz com que as pessoas mantenham todos os seus sentimentos negativos sob rigoroso controle do ego, projetando-os sobre as outras pessoas, e passando a combate-los no mundo externo. Este comportamento apresenta, também, grandes conteúdos de medo, diante da possibilidade da emergência dos próprios conteúdos emocionais, que não são reconhecidos. Desse modo, percebemos que, no processo de intolerância religiosa, o fanático combate nos outros tudo aquilo que não aceita em si mesmo. A essa postura radical, podemos ainda acrescentar o orgulho (eu sou superior ao outro), a vaidade (eu sei mais do que o outro) e a rigidez (eu estou certo o outro está errado). Dissociado de sua própria sombra, ele se identifica apenas com a pequena luz da sua consciência para, a exemplo do personagem D. Quixote, combater os “moinhos de vento” do mal que projeta em seus semelhantes. Quando esses terríveis conteúdos emocionais chegam a ser esvaziados e transformados positivamente, através da psicoterapia (o que é raro acontecer, pois o fanático também considera a psicoterapia como atividade maligna), torna-se possível abrir espaço para o diálogo inter-religioso, campo de paz e encontro, que nos permite compreender a religião do outro (o caminho escolhido, em um determinado estado de consciencia, para se conectar com Deus), dissolvendo os preconceitos (tudo aquilo que antecede o verdadeiro conhecimento) e ampliando a compreensão dos termos específicos que fundamentam outras tradições, permitindo o surgimento do amor e da compaixão em relação a tudo e a todos.
                As Tradições Religiosas, enquanto produtos da cultura humana,  estão situadas nos diferentes estados em que vibra a consciencia de cada ser humano, e todas, sem exceção, trazem contribuições positivas, simbolizadas pela Escada de Jacó, a escada que conduz o ser humano ao Divino, na qual um degrau não pode ser considerado melhor ou mais importante do que outro. Aqui no Ocidente, estas são as mais conhecidas, pelos objetivos que as caracterizam: Catolicismo: Servir a Deus através da ajuda concreta ao próximo; Xamanismo e Candomblé: Servir a Deus através do respeito às forças da Natureza; Umbanda: Servir a Deus através da  humildade e obediência às entidades espirituais; Protestantismo (tradições evangélicas): Servir a Deus através do perdão e acolhimento do irmão; Logosofia e Espiritismo: Servir a Deus através do estudo e compreensão das Leis Divinas; Filosofias Orientais (Budismo, Taoísmo, confucionismo): Servir a Deus através da compreensão do Divino dentro do ser humano; Teosofia: Servir a Deus através do comando positivo das energias espirituais, através do Verbo.

                O que identificamos ao longo dos anos de pesquisas psicoespirituais, e que todos os seres humanos têm luz e sombra dentro de si, trazendo para a escola da vida a tarefa pessoal e intransferível de iluminar a escuridão da alma, com a própria luz interior. Neste sentido, o caminho para o diálogo pacífico entre as diferentes tradições religiosas depende da compreensão e respeito às liturgias de cada cultura. Efetivamente, o que caracteriza o negativo, em qualquer tradição religiosa, são as práticas de magia, em benefício de vantagens para o ego do fanático que se deixa tomar pela vaidade e desrespeita o livre arbítrio do próximo, ferindo o mandamento maior de colocar seus dons espirituais a serviço de Deus (Não por mim, mas pelo Pai) descendo, evolutivamente, para o nível das disputas de poder, que visam atrair para si e para seus interesses, o maior número possível de adeptos que, por medo e insegurança, passam a seguir cegamente suas orientações, perdendo o contato com o Divino, através de seus próprios corações. Se cada líder religioso se dispuser a informar (formar por dentro) a população sobre os principais significados da sua Tradição Religiosa, muito poderá contribuir para que a ignorância, seja dissolvida à Luz da Consciencia  Divina que nos habita, nos dá vida e nos torna semelhantes, expressando a beleza do Universo ( O Grande Uno, que se manifesta no verso; na diversidade da experiencia religiosa. Que os símbolos sagrados (tudo aquilo que nos une) possa nos aproximar dos Mestres de Sabedoria da Humanidade, ao invés de serem transformados em  armas para as lutas fratricidas da intolerância religiosa, que se coloca a serviço dos diábolos (tudo aquilo que nos separa).

                                                                       Sueli Meirelles, em Nova Friburgo, 31/03/15.
                                                                       Site: www.suelimeirelles.psc.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário