quinta-feira, 16 de julho de 2015

AS TEORIAS DA CIÊNCIA MODERNA - Capítulo 12 da Apostila do Carrossel de Luz


            No início do século passado, a partir dos estudos de Albert Einstein uma nova possibilidade se abriu para a compreensão dos mundos sutis e das possibilidades perceptuais da mente humana. Hoje, decorridos quase cem anos, a ciência realiza estudos avançados sobre a consciência humana e  o universo. Apresentamos aqui algumas destas novas teorias científicas:

12.1. RELATIVIDADE (Albert Einstein):
                                                                 
Existe uma equivalência entre massa e energia. Esta possibilidade abre espaço para a interligação entre o mundo da matéria densa e mundos ou dimensões supra-físicas, existentes a nível de energia e não objetivamente acessíveis. A energia se manifesta, ora na forma de onda; ora na forma de partícula. Quando ela está na forma de onda, está no mundo sutil e quanto está na forma de partícula, apresenta-se como matéria densa, perceptível no mundo tridimensional. Isto por si só permite a compreensão da experiência da Individualidade e de suas várias descidas ao plano da matéria, como Personalidade, com vistas ao seu aperfeiçoamento espiritual. Este assunto será explicado de forma mais detalhada, no decorrer deste trabalho.

12.2. TEMPO-ESPAÇO (Albert Einstein):

Os planetas são mantidos em suas órbitas por um encurvamento do espaço-tempo produzido pela enorme massa do sol. Tempo-espaço formam um sistema quadridimensional curvo (Quarta dimensão); algo completamente inacessível à consciência humana, mas não ao inconsciente nem ao raciocínio matemático. Este conceito explica a possibilidade de viagens mentais no tempo-espaço, quando a mente humana apresenta os fenômenos de expansão temporal e espacial, deslocando-se “para traz” no tempo (regressão) ou “para a frente” (premonição) ou deslocando-se para outros lugares do espaço, neste mesmo momento do tempo.

12.3. BURACO DE VERME (Alan Guth):

Os corpos extremamente densos ou maciços distorcem o espaço-tempo em suas proximidades, podendo assumir, matematicamente, a forma de um tubo, atravessando o Universo por dentro e tornando possíveis viagens instantâneas no tempo, rumo ao futuro ou ao passado. Esta teoria confirma a possibilidade de viagem através das barreiras dimensionais, derrubando o conceito antigo de que viagens a outros planetas levariam anos-luz. O conhecimento destes portais dimensionais permite que outras humanidades entrem e saiam de nosso mundo tridimensional em fração de minutos do nosso tempo relativo, intrigando a humanidade ignorante com seus aparecimentos e desaparecimentos repentinos. Este é um fenômeno relacionado ao aparecimento de OVNIS no planeta Terra.

12.4. PRINCÍPIO DA INCERTEZA (Werner Heisenberg):

A matéria pode apresentar-se ora sob a forma de partícula, ora sob a forma de onda, sujeita a tantas e tão rápidas modificações que a ciência não pode mais garantir que algum evento efetivamente tenha ocorrido; pode apenas dizer que existe a probabilidade de que tenha ocorrido. Esta nova teoria evidencia a relatividade de todos os fenômenos do mundo sutil, mostrando-o como um plano de realidade virtual, no qual toda manifestação é e não é ao mesmo tempo. Esta teoria permite também que se explique o processo de reencarnação, motivo de tabus, preconceitos e de tantas divergências religiosas, pela falta de conhecimento em relação à complexidade dos processos da vida universal.

12.5. MUNDOS MÚLTIPLOS (Brice De Witt):

Existem várias cópias do Cosmos com dimensões próprias de espaço-tempo e, portanto, não observáveis nem acessíveis à nossa realidade tridimensional. Segundo as hipóteses quânticas, a cada momento podem estar sendo criados novos mundos separados e inacessíveis entre si. Esta nova teoria vem confirmar a proposição bíblica: “Na casa de meu Pai há muitas moradas.” Da mesma forma que, a partir da invenção do microscópio, hoje sabemos que existem bactérias dentro e fora do nosso organismo, dia virá em que as pesquisas de alta tecnologia tornarão possíveis o contato com outras dimensões de vida, intra e extra-terrenas.

12.6. UNIVERSO DE DEZ DIMENSÕES (Michael Greem):

As três dimensões conhecidas pelo homem são apenas uma fração do total que existe no Universo, sendo nove espaciais e uma temporal. Esta teoria complementa a teoria de Brice de Witt, novamente abrindo nossas mentes para a possibilidade da existência de outras dimensões, onde outras humanidades vivem seus processos evolutivos.

12.7. UNIVERSO AUTO-CONSCIENTE (Amit Goswami)

           Toda expressão dos elementos no mundo da forma surgiram primeiro na mente humana. Por esta visão, a base do mundo material não é mais a partículas su-atômica, mas o princípio inteligente que habita o homem. Isto equivale a dizermos que aquilo que ocupa as nossas mentes se manifesta em nossas vidas, mais uma vez tornando-nos responsáveis pela qualidade da energia mental e emocional que produzimos.

12.8. HIPÓTESE GAIA (James Lovelock):

O planeta Terra é um organismo vivo e pode regular a sua geologia, o seu clima e os seres que o habitam. Os seres humanos formam uma população de superfície do planeta, assim como o próprio homem é o habitat natural de bactérias em sua pele. Por esta hipótese pode-se supor a existência de populações intra-terrenas ao planeta, não acessíveis a nossa compreensão,  pelas limitações que nos impomos, supondo a realidade tridimensional em que vivemos, como a única realidade possível.

12.9 CAMPOS MORFOGENÉTICOS (Rupert Sheldrake):

A forma e a conduta de toda a matéria orgânica, desde as células até os organismos mais complexos, são determinadas por um tipo extremamente peculiar de memória: Os campos morfogenéticos, graças aos quais o DNA de uma célula da pele do braço “sabe” que pertence ao braço e não ao fígado, e isso explica porque as formas de um organismo se preservam, embora as células se renovem sem cessar. Esta teoria também aponta para a correlação existente entre o padrão mental do indivíduo e o padrão de saúde ou doença de suas células, mostrando-as como uma manifestação orgânica do psiquismo do Ser.

12.10 TEORIA HOLOGRÁFICA (Karl Pribram):

A memória não se localiza em algum ponto específico da estrutura cerebral, como um documento impresso apenas ali, mas distribui-se igualmente por todo o cérebro, como um holograma no espaço, onde cada parte contém a imagem do conjunto. As pesquisas realizadas por Raymond Moddy, com pacientes que viveram experiências de quase morte, mostram a possibilidade de uma pessoa cega,  durante a experiência de quase morte, ser capaz de “ver” um objeto caído no chão e até mesmo descrever o ambiente e os acontecimentos ocorridos no mundo tridimensional, durante este tempo, mostrando-nos que a cegueira é uma limitação restrita ao corpo físico.

12.11 CAMPO PSI (Francis Weton Sears e Mark W. Samansky):

O “Campo Psi” situa-se,   dentro do espectro   eletromagnético, numa faixa
 vibratória entre 10 elevado a 30  e 10 elevado a 50 ciclos por segundo (medida em ângstrons), interligando todas as mentes, a nível de inconsciente. A existência deste campo é o fator que permite o fenômeno da captação psíquica. Até que se tenha inventado um aparelho capaz de captar freqüências vibratórias tão altas, apenas o próprio cérebro humano, quando em estado superior de consciência, possui esta capacidade.
         Vários experimentos científicos vêm sendo desenvolvidos pela Física Quântica, tornando cada vez mais compreensíveis, muitos fenômenos psíquicos que nos desafiavam. Este nos parece um caminho confiável, através do qual chegaremos a descobrir que o sobrenatural é apenas aquilo que a ciência ainda não sabe explicar. Com os avanços da tecnologia em direção ao campo das energias sutis, cada vez mais estes fenômenos deixarão de ser considerados apenas como misticismo. Por outro lado, o fato de que este conhecimento venha através da ciência e não, de uma religião instituída, trará credibilidade às descobertas realizadas. Será também uma forma da ciência reparar o mal que fez ao homem, por renegar sua dimensão transcendental, inaugurando um novo tempo de equilíbrio entre os extremos do fanatismo religioso e do ceticismo científico, para que o Ser Humano possa utilizar todo o  potencial de realização de si mesmo.

Capítulo 12 da Apostila do Carrossel de Luz.




[1] Texto de autoria de Sueli Meirelles.

Email: suelimeirelles@gmail.com

2 comentários:

  1. Muito esclarecedor este texto que nos permite um raciocínio contínuo da ciência e assim,da sentido e nos situa em nosso próprio processo.

    ResponderExcluir