quinta-feira, 27 de abril de 2017

AS SETE TRADIÇÕES RELIGIOSAS - Capítulo 27 da Apostila do Carrossel de Luz

O simbolismo da Escada de Jacó, através da qual os anjos sobem e descem, pode ser dividido em duas etapas: A descida do espírito ao plano da matéria, para sua manifestação no plano fenomênico, e a posterior elevação do ser humano ao plano espiritual, através do processo evolutivo.
As Tradições Religiosas podem ser situadas como degraus da Escalada Evolutiva, que se interpenetram e se complementam, ao mesmo tempo em que cada uma reverencia a Deus, segundo suas crenças. Podem ser divididas em Religiões e Doutrinas. As Religiões quando relacionadas às quatro funções psíquicas do ser humano (razão, emoção, sensação e intuição), estão situadas no quadrante entre a intuição e a emoção, traduzindo-se pela expressão emocional do que é intuído. Estão voltadas para o aprimoramento da personalidade humana e para o atendimento de populações em massa, tendo um caráter exotérico (aberto). São elas: Catolicismo, Candomblé, Umbanda e Protestantismo. As Doutrinas, também segundo a Teoria Junguiana estão situadas no quadrante entre a intuição e a razão, traduzindo-se pela compreensão racional do que é intuído. Estão voltadas para o aprimoramento da individualidade humana e para o processo iniciático de pequenos grupos, tendo um caráter esotérico (fechado). Abordamos, aqui, dentro de uma visão transreligiosa, as principais Tradições encontradas no Brasil:

27.1.     CATOLICISMO: É uma Tradição Religiosa Personativa, originada pelo sincretismo entre o Cristianismo primitivo, implantado pelo Apóstolo Pedro e o Paganismo Romano, que busca reverenciar a Deus, no estado de consciência material. Utiliza ícones de representação da fé (imagens, crucifixos, etc.) e todos os símbolos necessários para que aqueles que estão no primeiro estado de consciência possam neles depositar e exercitar a sua espiritualidade. Por terem a percepção objetiva voltada para o mundo material, estas pessoas necessitam de representações concretas da fé, sobre as quais irão projetar suas energias espirituais, de onde elas serão elevadas aos Planos Superiores de ajuda. Está associada à manutenção do corpo físico, necessário à existência no plano terreno. A Tradição Católica traduz para o pensamento concreto os ensinamentos espirituais, ajudando também os fiéis em suas necessidades materiais, tais como as pastorais de evangelização, assentamento de terras, cestas de alimentos, e todos os projetos de atendimento das necessidades básicas de seus fiéis.

27.2.     CANDOMBLÉ: É também uma Tradição Religiosa Personativa, trazida para o Brasil, pelos escravos africanos que aqui aportaram, na época da colonização portuguesa. O Termo can-dom-ble tem o sentido de “dançar batendo com os pés”. É uma Tradição Religiosa, de origem africana, que busca reverenciar a Deus, no estado de consciência sexual, através do culto às forças da Natureza (elementais da terra, água, fogo e ar). Está associada ao nível da sinestesia e do prazer das sensações físicas expressas pela dança. Reflete a consciência de que o ser humano também faz parte dessa mesma Natureza, e a ela deve se integrar, ao invés de degradá-la, como vem fazendo. Por sua inconsciência em relação à existência dos seres do Reino Elemental, o ser humano desconhece que,no plano espiritual, os elementais são os construtores  das formas de manifestação do mundo da matéria, inclusive o próprio corpo humano. Trabalha com as energias do primeiro e do segundo estados de consciência.

27.3.     UMBANDA: É uma Tradição Religiosa Personativa, fundada por Francisco Rivas Neto, em Niterói, na década de trinta, como movimento dissidente em relação ao Espiritismo. O termo Aum-Ban-Dan tem o sentido de conhecimento das Leis Divinas, com ensinamentos provindos da antiga Atlântida, e tem a proposta de acolher a todos os tipos de manifestação espiritual. Está situada no terceiro estado de consciência (o estado das relações de poder), nível em que seres humanos desenvolvem as virtudes da disciplina, pela obediência às Entidades Espirituais. Trabalha com as energias do primeiro, segundo, terceiro estados de consciência, procurando acolher e auxiliar principalmente os seres espirituais que se encontram distanciados de seus caminhos evolutivos, para que a eles possam retornar.

27.4.     PROTESTANTISMO (Evangélica): É uma Tradição Religiosa Personativa, originada pelo movimento dissidente do Catolicismo, liderado pelo monge católico Martinho Lutero, na Alemanha, a partir da publicação de teses, nas quais protestava contra os procedimentos da igreja católica da Idade Média. Desse movimento, que também se expandiu pela França, sob o comando do teólogo francês João Calvino, surgiram ramificações que se multiplicaram em diferentes denominações evangélicas, hoje amplamente difundidas no Brasil. Estas Tradições trabalham no quarto estado de consciência, o afetivo, através do acolhimento fraterno de todos os irmãos que aceitam e obedecem aos ensinamentos de Jesus, o Cristo que manifestou o Espírito Santo, na Terra. Neste quarto estado de consciência está situado o sentimento de fraternidade em relação a todas as formas de manifestação de vida. Dentro de uma visão transreligiosa, é o ponto de encontro entre as Religiões situadas nos três primeiros estados de consciência (material, sexual e poder) e as Doutrinas situadas nos três últimos estados de consciência (psíquico, intuitivo e espiritual). Também trabalha com as energias do primeiro, segundo, terceiro e quarto estado de consciência.

27.5.     ESPIRITISMO: É uma Doutrina que busca a compreensão racional das Verdades Divinas, levando as Individualidades humanas a reverenciarem a Deus através da compreensão das Leis Evolutivas. Foi codificada pelo Filósofo Francês Leon Hypólite Denizar Rivail (Allan Kardec), a partir de entrevistas realizadas com os Seres do Plano Espiritual, através de duas sensitivas adolescentes. Na França, em função da predominância do pensamento racional, seu trabalho foi perseguido e combatido, vindo a se expandir em terras brasileiras, consideradas por eles, como coração do mundo e pátria do evangelho. Além de buscar o conhecimento através do contato com o mundo espiritual, propõe-se a tarefa de evangelização, pela compreensão das Leis Espirituais que regem a vida humana no mundo material, em especial, lei do Livre Arbítrio e Lei de Causa e Efeito, conscientizando seus fiéis sobre o retorno a si mesmo, do bem e do mal que tenham  feito aos seus semelhantes.

27.6.     BUDISMO: É uma Doutrina que busca a iluminação da Individualidade do Ser, através do auto-conhecimento, propondo o mergulho do indivíduo dentro de si mesmo, para o alcance das verdades espirituais. Foi fundada por Gautama Sidarta, príncipe indiano, que abandonou o seu reino, para sair pelo mundo, em busca da iluminação do seu Ser. Propõe a compreensão das quatro verdades e do caminho óctuplo, para a evolução do ser humano. Está situada no sexto estado de consciência, o intuitivo, através do qual a Essência Espiritual do Ser se comunica com o nível psíquico, promovendo insights orientadores da vida do discípulo.

27.7.     TEOSOFIA: É uma Doutrina voltada para a Individualidade do Ser Humano que foi desenvolvida por Helena P. Blavatsky, na década de trinta, na Rússia, tendo como proposta a integração dos conhecimentos espirituais do Oriente e do Ocidente, num só conjunto teórico. Está situada no sétimo estado de consciência e traz informações sobre a Hierarquia Planetária, Os Mestres Ascencionados, os Raios Planetários e Cósmicos, e sobre o comando das Sagradas Energias. Propõe que cada Ser Humano, após o trabalho de auto-conhecimento, e consciente do sentido espiritual de sua existência, submeta a sua personalidade atual, e as personalidades anteriores ao comando da sua Individualidade, para que seja alcançada a condição de Mestria, através da orientação do desejo para a própria evolução, colocando-se a serviço do Plano Divino, até que este esteja manifestado na Terra. Ensina como transmutar as memórias transpessoais negativas pelo uso das Chamas Sagradas dos Atributos Divinos: Vontade, Sabedoria, Amor, Paz, Equilíbrio, Fé e Misericórdia, para que o Ser Humano possa sair do ciclo repetitivo da Roda de Samsara (a repetição das existências terrenas), e alcançar sua Ascensão, como fizeram todos os Mestres, em todas as Tradições Sapientais da Humanidade.

Exatamente como ocorre com uma escada, em que cada degrau é necessário a sua sustentação, tornando-a instável se qualquer deles for retirado, também as diferentes Tradições Religiosas têm função complementar umas às outras, contribuindo com seus ensinamentos, para que possamos alcançar o topo de nossa escalada evolutiva.
Além disso, algumas vezes encontramos pessoas que apresentam fenômenos de diferentes Tradições Religiosas, e que se sentem confusas quando, dentro de uma determinada tradição, lhes é informado que, ali, aquele tipo de manifestação não é permitido, numa flagrante expressão de sectarismo religioso.
Parece-nos que Deus, em sua Sabedoria e Magnitude, entregou pequenos pedaços de sua Grande Verdade, a cada ser humano, para que nenhum deles pudesse se colocar na posição de dono da verdade absoluta. Nenhuma Tradição Religiosa pode, como criação humana que é, apreender a Totalidade que é Deus. Somente nossa imaturidade evolutiva, colocando-nos como o centro em torno do qual tudo gira nos permite criarmos a fantasia de separatividade, cegueira conceitual que nos impede de percebermos a unidade que permeia todas as manifestações do Universo. Se realmente quisermos alcançar o topo de nossa escalada evolutiva, precisamos entender, acima de tudo, que a Verdade Divina é uma coroa grande demais para as nossas pequenas cabeças humanas, concluindo que, se tivermos humildade suficiente para ouvirmos as verdades alheias, estaremos completando dados do quebra-cabeças da Criação Divina, cuja visão completa nos permitirá darmos o grande salto quântico, em direção ao estado de consciência de Unidade com Deus.

                                                                       Sueli Meirelles
                                           Pesquisadora de Fenômenos Psicoespirituais

Compartilhe, ajude a dissolver o preconceito religioso e promover o diálogo entre as diferentes Tradições. Precisamos de PAZ!









[1] Texto de autoria de Sueli Meirelles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário