quinta-feira, 5 de outubro de 2017

OS SIGNIFICADOS DO BATISMO - Texto Complementar IX

  A maioria das pessoas foi batizada na tenra idade, sem que tivesse consciência do significado deste Ato Sagrado. Neste texto, reportamo-nos ao batismo do Mestre Jesus, nas águas do rio Jordão, o qual reúne um conjunto de procedimentos baseados no conhecimento do comando das Energias Sagradas.  
    Embora nos tempos modernos, o batismo, na maioria das vezes, seja realizado dentro do próprio santuário, com água canalizada, seria adequado realizá-lo  junto à nascente de um rio. A nascente é o início do ciclo da água, cujo destino final é o mar que a tudo transforma e, por isso, ela detém as águas mais límpidas e cristalinas, energizadas pelas quedas sucessivas. O mergulho nas águas representa a via purgativa de limpeza e de purificação, quando o Ser é lavado de suas memórias pessoais e coletivas.
       O ideal seria buscar-se um local discreto e pouco freqüentado, onde haja paz e, trajando vestes brancas (o branco representa a síntese de todas as cores), realizar o batismo, todo o grupo formando um círculo, com a mão esquerda sob a mão direita do companheiro ou companheira à sua esquerda, tendo o celebrante e a pessoa a ser batizada, no centro.
       A pessoa a ser batizada deveria estar em jejum desde o despertar e ter-se preparado, no dia anterior, através de meditação e da abstenção de todo tipo de carne, para que sua energia vital esteja sutilizada.

35.9.1. PRIMEIRA ETAPA: O MERGULHO NAS ÁGUAS

       Ao ser mergulhada na água, pelo celebrante, três vezes - em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo – a pessoa batizada imerge na profundidade líquida do próprio Ser, simbolizando que está em relação com Deus, no mais íntimo de sua essência.

35.9.2. SEGUNDA ETAPA: A UNÇÃO COM ÓLEO DE AMÊNDOAS

       A unção do óleo simboliza a internalização do amor, o recebimento dos Dons do Espírito, sob a forma de cruz, em diferentes pares do corpo, lembrando-nos que este é o tempo do Espírito. O sinal da cruz é um sinal de abertura; é o grande livro da arte de amar; é o encontro da vertical do amor do Pai, da transcendência, com a horizontal do amor por todos os irmãos. A unção com óleo é a via iluminativa e representa a abertura do Templo do Ser à Presença do Espírito, que vai permitir a transformação do sofrimento em luz interior.
       Nesta Segunda etapa, o celebrante poderá basear-se na passagem de Efésios, Cap. VI, versículos 13 a 20, a qual contém significados profundos de proteção espiritual, fazendo o sinal da cruz sobre cada parte do corpo da pessoa a ser batizada, como segue:

Revisto-te com a armadura de Deus, para que possas resistir aos tempos
Difíceis e, havendo terminado a tua tarefa, permaneças firme.
Protejo, em nome de Deus, a tua cabeça com o capacete da salvação
E a tua boca com a espada do espírito, que é a Palavra Divina;
No Santo Nome de Deus, protejo o teu corpo com a malha da verdade
E com a couraça da justiça, envolvendo-te, sobretudo,
Com o escudo da fé,
Com o qual poderás anular todo o mal.
Envolvo os teus joelhos com a proteção da humildade,
De acordo com a qual nada te poderá ser tirado.
Apoio os teus pés, em nome de Deus, no solo firme do Evangelho da Paz,
Para que te mantenhas orando e vigiando,
Com toda perseverança.
Que ao abrires a tua boca, uses a palavra com confiança,
Para que faças notório o Ministérios do Evangelho,
Pelo qual és embaixador (a),
E para que possas falar dele livremente como convém falar.

35.9.3. TERCEIRA ETAPA: A COMUNHÃO


       A comunhão representa a via unitiva. É o sopro de Deus que vem respirar no nosso sopro, através do pão e do vinho, através dos elementos de nossa vida quotidiana; do que nos alimenta a cada dia. O pão corresponde a ação, e o vinho, à contemplação. É um convite para viver o Cristo em nossos corações, no dia a dia de nossas vidas.
       Após a distribuição do vinho e do pão a todos os presentes, inclusive à pessoa batizada, que se colocará no meio de grupo, todos poderão degustar os alimentos em silêncio, ao término do que, poderão expressar seus  votos de Dons do Espírito ou Atributos Divinos,  para a pessoa batizada.

35.9.4. QUARTA ETAPA: A CONFRATERNIZAÇÃO

       Após a celebração, todos os integrantes do grupo poderão se abraçar, confraternizando-se uns com os outros. Por ser uma data festiva, o local pode ser aproveitado para o lazer saudável.


       Compreender todos estes significados permite que a pessoa a ser batizada se coloque num estado de consciência que efetivamente lhe permitirá auferir de todos os benefícios espirituais do batismo, qualificando suas energias sutis, para o melhor desempenho de sua programação inconsciente de vida.

Compartilhe e ajude a formar a Massa Crística da nova Consciência Planetária.









[1] Texto de autoria de Sueli Meirelles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário