quarta-feira, 27 de setembro de 2023

CASO CLÍNICO TRANSPESSOAL - CARTA DE DESPEDIDA AOS FAMILIARES

 

          O paciente D já fazia psicoterapia havia algum tempo, quando me informou que faria uma cirurgia para substituição de válvula mitral, motivo pelo qual sugeri que fizesse a técnica de Pré-Indução Hipnótica para Cirurgia, objetivando trabalhar reações adversas à anestesia geral e possíveis medos imaginários.

Na consulta agendada para este fim, após a indução ao estado de transe hipnótico, D trouxe a seguinte fala: _“Estou sorridente. Sinto saudades por deixá-los; pela separação, mas o coração já não funcionava bem, por causa da idade. Tenho compaixão e serenidade. Compreendo que é necessário deixá-los. Agradeço pelo tempo em que convivi e me despeço, com paz e tranqüilidade. Era necessário. Estou tranqüilo. Tenho fé e estou entregue a Deus. Entregue ao resultado. Nas mãos de Deus. Estou tranqüilo. Tudo correu bem. Tenho fé e sigo. Estou com vocês. Amor e Paz.”

            O pleno estado de tranquilidade evidenciado pelo paciente, durante o transe, não indicava nenhuma necessidade de esvaziamento emocional ou de estado  emocional conflituoso. Do ponto de vista terapêutico, não havia o que ser trabalhado, motivo pelo qual induzi o retorno do paciente ao estado de vigília, para a elaboração de tão significativa fala, mas o paciente não se recordava dos detalhes do ocorrido, lembrando-se, apenas, da imensa sensação de paz e serenidade que o envolvia. Havia sido um fenômenos puramente inconsciente. Ancorando este estado de consciência de paz e serenidade, encerramos a sessão daquela quarta-feira.  Duas semanas depois, numa terça-feira, o filho de D me ligou de Brasília, dizendo-me que D havia feito a passagem para o Plano Espiritual e que não deveria ter sido operado, diante do que me lembrei-me do que havia ocorrido na consulta anterior e que agora fazia sentido, como carta de despedida e consolo para os familiares. Buscando a ficha de registro do paciente,  e  para o filho a linda mensagem de despedida, com a qual ambos nos emocionamos profundamente, com muita gratidão por vivenciarmos uma experiência espiritual tão sublime, em que uma pessoa bastante evoluída tem a oportunidade de consolar seus entes queridos, que ainda cursam a escola da vida. Mesmo decorridos alguns anos de convívio com experiências transpessoais tão fortes, ainda me surpreendo com a perfeição das Leis Divinas que regem a vida e das múltiplas oportunidades de aprendizagem sobre o sentido de nossas existências terrenas e dos limites de nossos recursos científicos diante dos Desígnios Superiores.

                                   Com muita Gratidão,

                                   Sueli Meirelles, em Nova Friburgo, 18 de março de 2015.

Se você gostou, comente, deixe seu like, compartilhe e ajude a formar a Massa Crística da Nova Consciência Planetária.

Whatsapp: 55 22 99955-7166

Site: www.institutoviraser.com

                


Nenhum comentário:

Postar um comentário